Desde 1948, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril. Criada pela Organização Mundial da Saúde, a data é utilizada para alimentar o debate sobre tratamento, acesso e informação ligada à saúde. Além disso, as ações são importantes para que a população cobre de maneira correta, os direitos de uma vida mais saudável, com qualidade e boas perspectivas.
Neste ano, a OMS escolheu o tema Saúde para Todos, em seu 75º aniversário da data. Antes, o conceito de saúde estava atrelado a ausência de sintomas e enfermidades. Apesar disso, sabe-se que esta não é a única forma de avaliar se uma pessoa está saudável. Para isso, é preciso uma série de fatores, como a condição genética, a qualidade de vida, aspectos mentais e físicos e por fim, exames específicos.
A prevenção, o tratamento e o acompanhamento de pacientes é oferecido de forma gratuita no Brasil, graças ao Sistema Único de Saúde. Uma conquista estabelecida como cláusula pétrea da Constituição Federal de 1988. Para além do SUS, a garantia de alimentação de qualidade, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho e renda, educação, atividade física, e lazer, são bens e serviços essenciais para a manutenção de uma vida saudável e duradoura.
No ambiente profissional, cabe ao contratante ou empregador oferecer um ambiente sadio e estruturado para seus fornecedores, funcionários e colaboradores. Sobretudo, em locais onde o acesso à saúde pública é precário. Demonstrando assim, um compromisso social e responsável com toda a população.
Fonte: www.contec.org.br