Escolha de representante dos trabalhadores começou hoje, segunda-feira (18), e estende-se até o dia 22, durante pleito em primeiro turno. Participação de todos é fundamental para a defesa do banco 100% público e contra a retirada de direitos
Empregados da Caixa Econômica Federal, mesmo estando de férias ou licença, começam a escolher a partir desta segunda-feira (18), pela rede do banco, o seu representante no Conselho de Administração. O voto será pelo eleicaoca.caixa, com acesso pela matrícula e senha.
O primeiro turno das eleições acontece de 18 a 22 de novembro, com divulgação do resultado no Portal do Empregado, depois de concluída a votação. Caso nenhum candidato obtenha 50% mais um dos votos, haverá segundo turno de 2 a 6 de dezembro. Estão inscritas 203 candidaturas.
Rita Serrano, atual conselheira eleita, é uma das candidatas ao pleito. Ela conta com o apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da ampla maioria das entidades representativas dos empregados, por sua atuação e compromisso com a defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos trabalhadores.
Na Caixa desde 1989, Rita Serrano exerceu várias funções e foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC. É mestra em Administração, graduada em História e especialista em Governança pelo Instituto de Governança Corporativa. Exerce, atualmente, o cargo de diretora da Fenae e coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Está, portanto, preparada para representar os interesses dos trabalhadores, defender a integridade do banco e fiscalizar as ações da gestão, papel esse definido no estatuto do banco.
Como principal instância decisória da Caixa, o Conselho de Administração, que define as políticas de atuação da instituição, possui oito membros: o presidente, seis conselheiros indicados pelo Ministério da Economia e um eleito. A eleição de representante dos empegados tornou-se uma conquista histórica em 2013, quando ocorreu o primeiro pleito, fruto da luta das entidades sindicais e associativas de todo o país.
Fonte: FENAE