As medidas foram discutidas e ratificadas pela diretoria como forma de prevenção ao Coronavírus, além do que existem dirigentes que fazem parte do grupo do risco.
A partir desta terça-feira, dia 24, o Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região passará a realizar atendimentos e consultas por via telefônica ou pelo whatsapp. A Entidade informa que os atendimentos presenciais como homologação, denúncia e visitas serão realizados mediante agendamento e em casos de extrema necessidade.
Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil subiu para 1.546, até ontem, 23. Já o número de vítimas da covid-19, doença desencadeada pelo vírus, subiu para 25, de acordo com os dados oficiais do Ministério.
Os números, apesar de oficiais, não refletem a realidade dos casos no Brasil. Há fatores como a escassez de testes que podem verificar a presença do vírus, o que torna a quantidade de contaminados subnotificada. Outro fator são os pacientes assintomáticos, que não conseguem saber se estão ou não contaminados, dificultando a contabilização.
Diante deste cenário e das recomendações da Organização Mundial de Saúde, o Sindicato vem tomando todas as medidas possíveis no sentido da suspensão do atendimento nas agências, estando vigilante, no entanto, sobre a possibilidade do desconto ou não pagamento salarial à categoria, possibilidade desencadeada pela Medida Provisória MP 927/20, publicada em edição extra do DOU na noite de domingo, 22, que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública.
Ademais, permanece a preocupação com os diretores em disponibilidade também, posto que são bancários que percorrem agências quase que diariamente, além de receberem demandas presenciais no dia-a-dia da instituição.
O coordenador geral Assis Neto salienta que estará em plantão das 8 às 18h, através do fone móvel, nos dias úteis, para as demandas dos colegas bancários e bancárias, bem como a disponibilidade do setor jurídico do Sindicato.
Contatos do Sindicato:
Telefone fixo: 84 3318-1600 (para ligações)
Telefone móvel: 84 98121-1600 (ligações e whatsapp)