BANCO DO BRASIL
A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC, reuniu-se em São Paulo, na tarde desta quarta feira (14/08/2024), a partir das 14:30 horas, com a Comissão de Negociação do Banco de Brasil S.A., para receber a devolutiva do Banco dos assuntos pendentes de respostas, objetivando a celebração de Acordo Coletivo de Trabalho, conforme segue:
A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (14/08/2024), a partir das 14:30 horas, com a Comissão de Negociação do Banco de Brasil S.A., para debater os assuntos relacionados a seguir, objetivando a celebração de Acordo Coletivo de Trabalho.
1.LIMINAR QUE GARANTE ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS EGRESSOS DO BNC À CASSI: Os representantes da CONTEC questionaram a respeito do cumprimento pela CASSI, da liminar deferida nos autos do processo 0000838-90.2024.5.10.0003, que tramita na MM. 3ª Vara do Trabalho de Brasília/DF, informando o Banco, que aguarda a publicação da decisão.
2. GRATIFICAÇÃO DOS CAIXAS: Os representantes da CONTEC questionaram a respeito da situação dos Caixas, a partir de 01/09/2024, havendo os representantes do BB informado que ainda não tem resposta para a questão e que nenhuma medida será tomada, sem uma conversa com a CONTEC.
3. METAS: Os representantes da CONTEC questionaram a respeito de levantamento, pelo BB, dos impactos da cobrança de metas sobre os adoecimentos, havendo o BB registrado que tem dados estatístico da quantidade de afastamentos pelo cid “F”, bem como, formação de lideranças e cobrança de metas mais humanizadas. OBB ficou de informar oportunamente a respeito do papel da GEPES atendimento.
4. PERFORMA: A Contec pediu que o BB examine a possibilidade de ajuste do critério de pontuação da Carreira de Mérito, de forma que os colegas consigam manter os mesmos níveis de pontuação conquistados antes da implantação do PERFORMA. Ao que o Banco informou que a questão já está em estudo, pelo pessoal da área e que oportunamente, trará respostas.
5. PLR: A Contec propôs que seja buscada fórmula que permita o pagamento da parcela do PLR a todos os funcionários.
6. HORAS NEGATIVAS DA COVID: O BB acatou a proposta da CONTEC de anistia aos colegas com mais de 60 anos, bem como os colegas com filhos Portadores de Necessidades Especiais, que lhes garantam a redução de jornada. Os representantes da CONTEC pediram também que sejam anistiados os colegas com comorbidades, bem como que seja estendido o prazo para que demais colegas possam efetuar os pagamentos dos saldos de horas negativas.
7. APLICATIVO WHATSAPP WEB: A Contec propôs que o BANCO implemente aplicativo WhatsApp Web nas estações de trabalho, para atendimento aos clientes nas negociações de produtos.
O BB informou que ainda neste segundo semestre de 2024, implementará ferramenta própria de comunicação nos moldes do whatsapp.
8. PLATAFORMA DIGITAL: O BB informou que a partir de 15/08/2024, todas as concorrências gerenciais passarão a ocorrer pela plataforma DIGITAO.
CAIXA ECONÔMICA
Nesta quarta-feira (14 ), ocorreu a reunião da Mesa de Negociação CONTEC/CAIXA, onde foram abordadas as seguintes pautas:
Horas por Estudo – Comissões Regionais de Diversidade – Equidade no PSI – Grupo de Trabalho Saúde
Sinistro – Programa Saúde – Anuidade Cartões – Adição de ponto sobre “Score para Gerente Geral”
Discussões:
Horas de Estudo
A CONTEC cobrou efetividade na disponibilização de horas de estudo dentro da jornada de trabalho, principalmente na rede, onde o cumprimento dessas horas é extremamente difícil devido à sobrecarga de trabalho e à pressão para atender os clientes.
A representação dos empregados apresentou alternativa de cursos presenciais curtos, que poderiam ser realizados em blocos de 15 a 20 minutos dentro da jornada de trabalho e o uso de metodologias como a “Roda de Diálogo”, desenvolvida pela GEDUC, que permitiriam uma qualificação contínua e integrada no ambiente de trabalho.
A Caixa se comprometeu a levar essas sugestões para discussões internas na Caixa.
Comissões Regionais de Diversidade e Equidade no PSI:
A representação Contec expressou preocupação com a falta de garantias de continuidade e a efetividade dessas comissões. A inclusão dessas ações no acordo coletivo assegura maior comprometimento na implementação das políticas de diversidade.
Com relação ao PSI a representação CONTEC cobrou da Caixa além da equidade nos PSI, cobramos também critérios mais objetivos e transparência nos processos. A Caixa apresentou que tem como meta alcançar 45% de participação feminina em funções gerenciais até 2028. Foi informado ainda pela Caixa que nos cursos ofertados em mestrado e doutorado haverá cotas para atender a equidade.
Grupo de Trabalho Saúde (GT Saúde) e Programa Saúde:
A Caixa reafirmou seu compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças entre seus empregados, destacando a necessidade de aumentar a participação nos programas de saúde disponíveis. A representação CONTEC defendeu a criação de um Grupo de Trabalho contínuo que fosse responsável por intensificar a divulgação desses programas e garantir que mais empregados tivessem acesso às informações necessárias e também enfatizou a importância de envolver as entidades representativas nesse processo para aumentar a transparência e a adesão.
A CONTEC reivindicou ampliação da rede de profissionais de saúde, incluindo assistentes sociais, psicólogos e médicos, dentro de seu quadro de funcionários. Ele argumentou que a presença desses profissionais é essencial para a formulação de estratégias de saúde mais eficazes.
Os representantes da CONTEC enfatizaram a necessidade de uma revisão urgente do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), sugerindo que um novo modelo, mais focado em prevenção, fosse implementado para 2025. A CAIXA confirmou que a Caixa está trabalhando em uma proposta que atenderá melhor às necessidades dos trabalhadores, incluindo exames médicos periódicos obrigatórios para todos os empregados.
Score PSI para Gerente Geral:
A representação CONTEC apresentou preocupações sobre o sistema de pontuação (Score) utilizado para a ascensão a cargos de Gerente Geral. Ele destacou que a metodologia atual não traz competitividade para empregados em pequenas unidades, onde as oportunidades de substituição e, consequentemente, de acúmulo de experiência e score são limitadas. Isso cria uma barreira significativa para esses empregados atingirem a pontuação necessária para promoção.
A Caixa propôs uma reunião com equipe especializada para apresentação o funcionamento do Score adotado pela empresa e discutir formas de torná-lo mais justo. Essa sessão será agendada para uma reunião futura.
Avaliação
Depois de várias reuniões, apesar do acolhimento de algumas reivindicações apresentadas na pauta CONTEC, ainda não temos propostas concretas de cláusulas da renovação do nosso ACT. Se faz necessário que a Caixa apresente essas propostas reconhecendo o trabalho das empregadas e empregados da Caixa na construção dos resultados financeiros e sociais da nossa empresa tão necessário ao desenvolvimento do País.
A próxima reunião de negociação foi agendada para a sexta-feira da próxima semana, 23/08, pela manhã.
Fonte: CONTEC