Não bastassem as metas de resultado, sempre acima da capacidade e das condições de trabalho necessárias ou ideais, os funcionários das agências do Banco do Nordeste agora são responsáveis pela confecção dos cadastros dos clientes, conformidade dos instrumentos de crédito e seus desembolsos, além da prospecção, concessão, pós desembolso, atendimento ao público, e outras atribuições que porventura a agência demande na sua rotina habitual.
As atividades de cadastro de clientes, conformidade de instrumento de crédito e desembolso eram realizadas por centrais especializadas, que eram compostas por funcionários e terceirizados treinados especificamente para cada um desses pontos, com centenas de colaboradores dedicados à atividades técnicas, reduzindo o trabalho nas agencias e aumentando os resultados de compliance do Banco.
Ocorre que, nos últimos dias, a rede de agências foi pega de surpresa com os comunicados de descontinuidade dessas centrais e que o serviço, a partir de então, seria realizado pelos funcionários lotados nas agências, unidades estas que foram esvaziadas ao longo dos anos justamente sob a justificativa da criação das centrais especializadas.
Em suma, segundo apuração realizada por este Sindicato dos bancários de Mossoró e Região junto aos funcionários do banco, é humanamente impossível que todo o processo seja realizado nas unidades, principalmente sob o ponto de vista da segurança das operações, uma vez que não existem “braços” suficientes para tal.
Mais ainda, a exposição dos funcionários aumenta de forma criminosa, uma vez que o Banco não irá assumir a responsabilidade por erros que certamente surgirão, tendo em vista que o corpo funcional das agências não realizava esses processo e não possui know-how para tal finalidade.
Segundo informações colhidas com os colegas daquele banco, as metas não foram flexibilizadas, os culpados serão execrados e o resultado, mais uma vez, será o adoecimento da categoria, vítima de uma administração que não assume suas responsabilidades e erros.
O coordenador geral do Sindicato, Assis Neto, já havia pontuado em suas visitas às agências da base como o quadro de funcionários das agências do BNB encontra-se reduzido, observando que o banco ao invés de contratar mais funcionários, nos últimos anos, somente contrata terceirizados, comprometendo a atuação mais específica do banco.
SINTEC Mossoró e Região